Quando Deus diz à serpente no livro de Gênesis (cap. 3, v. 15) que poria inimizade entre ela e a mulher, e que da descendência da mulher viria o descendente que pisaria na cabeça da serpente, a mulher vem sendo atacada e oprimida. Se você parar pra olhar a história das mulheres no passado, perceberá que não sofremos sequer um terço do que as que vieram antes de nós sofreram.
Todas as vezes que ouço alguém dizer que a Bíblia é um livro machista, algo dentro de mim grita.
Somos mesmo inferiores?
Antes de Jesus me encontrar, eu fazia parte do grupo das feministas. Nunca fui daquelas militantes, mas enchia a boca pra defender que “mulher nasceu pra ser independente”. Não que eu pense muito diferente disso hoje, e nem quero entrar no assunto “feminismo” (tenho estudado sobre e me preparado para me posicionar da maneira correta sobre isso), mas o meu maior medo ao me declarar cristã era descobrir que a palavra de Deus me julgava como alguém inferior e que eu havia nascido para viver à sombra de um homem.
Graças à Deus (literalmente falando), a Bíblia não faz isso.
Antes de correr pra ouvir o que as pessoas dizem acerca do que Deus pensa, corra direto pro lugar onde Ele fala claramente o que pensa: Sua palavra. Quando Ele diz que viu o que fez e era “muito bom”, Ele estava falando de você.
É preciso contextualizar as coisas. A opressão que estava sobre os ombros daquelas que vieram muito tempo antes de nós (e devo acrescentar: antes do próprio Jesus) era imensa. Haviam leis que oprimiam as mulheres. Elas não tinham direitos, respeito e nem voz. Eram consideradas propriedades de homens, objetos de troca.
Se eu e você fôssemos uma mulher da época do judaísmo antes de Jesus e fôssemos pegas sem véu sobre nossas cabeças em público, nossos maridos poderiam se divorciar de nós. Se um homem viesse jantar em nossa casa, teríamos que comer em outro lugar e não éramos nós quem escolhíamos nossos futuros maridos: eram nossos pais e, raramente, tínhamos o direito de opinar sobre o assunto.
Jesus e as mulheres.
Quando a Bíblia diz que Jesus veio para libertar os cativos, as mulheres estavam incluídas nesse conjunto. Jesus conversava com as mulheres. Jesus as visitava (lembre da história de marta e maria). Jesus permitia que as mulheres o ouvissem falar sentadas aos seus pés. Ele quebrou paradigmas! O Mestre que nos mostrou como Deus realmente vivia e o que pensava sobre as mulheres viveu no meio de nós e nos amou. Nos libertou!
Esse assunto é muito mais profundo do que aparenta ser e o desejo do meu coração é um dia explicar todas as coisas que tenho aprendido a vocês. Eu prometo fazer isso o mais breve possível.
O que você precisa compreender? Que Deus escreveu cada um dos seus dias. Que você é tão imagem e semelhança Dele como qualquer homem. Que você carrega muitas características do seu Criador, como que assinaturas Dele mesmo no seu DNA. Que Ele te fez aparentemente frágil, mas forte ao mesmo tempo. Que te fez doce, amável e linda como Ele mesmo o é. Que você não é menos, nem mais: apenas é. Que sua vulnerabilidade não é sinônimo algum de fraqueza, mas de coragem.
Viva isso. Viva você. Viva como Ele viveu: esse é o seu destino.
Feliz dia das mulheres.